MATERIAIS E AULAS GRATUITOS
PROJETO CORDAS DEDILHADAS HISTÓRICAS
O projeto "CORDAS DEDILHADAS HISTÓRICAS: como adaptar e interpretar o repertório renascentista e barroco no violão e no ukulele" foi um projeto da bolsa "Saberes, fazeres e identidades" do PROMIC realizado entre o fim de 2021 e início de 2022.
A seguir, leia um resumo da proposta deste projeto e, na sequência, acesse os vídeos e e-book resultantes do mesmo.
RESUMO E OBJETIVO DO PROJETO
Felizmente diversas fontes originais históricas contendo o repertório musical para alaúdes e guitarras dos períodos renascentista e barroco foram preservadas e são hoje amplamente disponibilizadas ao público pela internet. Estas fontes (manuscritos, fac-símiles, livros, pinturas) contém um tesouro musical tão maravilhoso quanto desconhecido por quase toda a população de nosso país, inclusive músicos.
Em muitos países há, a algumas décadas, trabalhos muito sérios e de alto nível de resgate da música antiga, que também é chamada de música historicamente informada e que, em geral, engloba a música dos períodos medieval, renascentista e barroco.
Além da "reconstituição" musical através das fontes históricas sobreviventes há, também, trabalhos de construção de réplicas dos próprios instrumentos da época, como alaúdes e guitarras antigas.
No Brasil, há alguns profissionais que se dedicam seriamente ao estudo da música historicamente informada e/ou das cordas dedilhadas históricas (como são chamados os instrumentos que são tocados com os dedos de forma semelhante ao violão) assim como há luthiers brasileiros que constroem réplicas destes instrumentos, mas o acesso, tanto à esta música quanto a estes instrumentos, ainda é extremamente difícil e raro para a maioria da população.
A proposta deste projeto é levar ao conhecimento popular este belíssimo repertório, estes maravilhosos instrumentos históricos e apresentar um guia de como encontrar estas fontes históricas gratuitamente na internet e como adaptar e executar este repertório no violão e ukulele, que são instrumentos de relativamente fácil acesso à maioria da população brasileira.
E-BOOK
